quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Bullying, um problema que merece tradução!

TEMA DO 4º BIMESTRE 
(apresentação de slides) 
EM PROF VANDERLEI ROSA DE OLIVEIRA
TURMAS: 8ºS ANOS C-D-E
DISCIPLINA: L. E. INGLÊS
TEACHER MÁRCIA SPINELLI
WORK IN GROUP
– Valendo até 2.0 na média -
- Pesquisa e produção de cartazes de conscientização dos problemas da discriminação que gera violência física e psicológica, na sala de tecnologia. 

0BJETIVOS:
. Envolver a comunidade escolar, implantando atos de redução do comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, que causa desequilíbrio na relação de poder entre estudantes;  

. Atender ao direito de toda criança e adolescente desenvolverem-se em um ambiente seguro e saudável, promovendo a cultura da paz, o respeito à dignidade humana e a valorização das diferenças.
What is Bullying?

É uma expressão, em inglês, que nomeia todas as formas de atitudes agressivas,  intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivo evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, executadas dentro de uma relação desigual de poder.

TIPOS DE BULLYING:
-Físico :  bater, chutar, beliscar;
-Verbal : apelidar, xingar, zoar;
-Moral : difamar, caluniar;
-Sexual : assediar, insinuar, induzir, abusar;
-Psicológico:perseguir,amedrontar,aterrorizar, intimidar, dominar, infernizar, tiranizar, chantagear, manipular,ameaçar;
- Material : furtar, roubar, destroçar pertences;
- Exclusão social: discriminar, ignorar, isolar, excluir, e;
- Virtual ou cyberbullying (uso de celulares/internet para executar as ações já mencionadas, como zoar, discriminar, difamar, assediar, etc).
Conseqüências:

- Para a vítima: baixa auto-estima; passividade; transtornos emocionais; problemas psicossomáticos; depressão; tentativa/consolidação de suicídio.
- Para o agressor: dificuldades de convivência; atitudes autoritárias e violentas; atitudes delinquentes ou criminosas.

CARACTERíSTICAS DO AGRESSOR:

. Comportamento provocador e de intimidação permanente;
. Modelo agressivo na resolução de conflitos;
. Pouca ou ausência de empatia em relação ao outro;
. Dificuldade de se colocar no lugar do outro;
. Relacionamento familiar pouco afetivo.

 CARACTERÍSTICAS DOS ALVOS (AS VÍTIMAS):

  São prejudicadas pelas ameaças e agressões;
Servem de “bode expiatório” para o grupo;
Não dispõem de recursos ou habilidades para reagir;
Geralmente são pouco sociáveis e frágeis;
Têm poucas esperanças de se adequarem ao grupo;
Não revidam por vergonha, medo ou conformismo.


O ESPECTADOR (A TESTEMUNHA):
. Não sofre nem pratica, mas presencia as situações de bullying;
Torna-se inseguro e temeroso;
Tem medo de tornar-se a próxima “vítima”;
É ignorado nas tentativas de comentar os fatos.
COMO IDENTIFICAR A VÍTIMA

. Em casa, apresenta, com frequência, desculpas para faltar às aulas ou indisposições, como dores de cabeça, de estômago, diarréia, vômitos, antecedendo o horário de ir à escola;
Pede para mudar de sala ou de escola, sem apresentar motivos convincentes; regressa da escola irritado ou triste, machucado, com as roupas ou materiais escolares sujos ou danificados;
Tem medo de voltar sozinho da  escola;
Em casa e na escola, apresenta frequentemente aspecto contrariado, deprimido, aflito;
Possui dificuldades de relacionar-se com os colegas, de fazer amizades;
Vive isolado em seu mundo, sem querer contato com outras pessoas, senão os familiares;
Na escola, falta às aulas com certa frequência; apresenta desinteresse pelos estudos,queda do rendimento escolar ou dificuldades de concentração e de aprendizagem.
ACTIVITY WORK IN GROUP
. Work in class (1.0 média): Apresentação de slides sobre o tema e compreensão de texto, em inglês, que aborde o tema bullying Pedagogic Book Get Together Unit 6 : pages: 84/5;
 . Assistir aos filmes Elephant de Gus Van Sant e O Contador de Histórias de Luiz Vilaça; Os alunos deverão identificar os tipos de agressões contidas neles, tendo a liberdade de se expressarem a respeito disso, fazendo uma reflexão sobre o tema.
- Produzir cartazes por meio de oficinas na sala de tecnologia, em Inglês/Português, para se inibir a prática do bullying na escola. 

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CHILDREN's DAY...and teenagers too! na EM Vanderlei Rosa de Oliveira

Na semana da Criança a teacher Márcia decidiu comemorar com os "pequenos adolescentes" dos 7ºs e 8ºs D- E  e preparou sacolinhas de doces, sorvete, jogos de futebol de botão, xadrez, damas, memória, Cantinho da Leitura e uma oficina de Bolinhas de Sabão. Nos 8ºs anos o filme "O Contador de Histórias" de Luiz Vilaça foi transmitido para iniciar o tema do bimestre: 'BULLYING, UM PROBLEMA QUE MERECE TRADUÇÃO!".
Os alunos não gostam de serem chamados de crianças, mas quando há comemoração, doces e brincadeiras não reclamam e participam com muita animação. Observem...






quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MOSTRA CULTURAL E PEDAGÓGICA NO VANDERLEI ROSA EM 08.10.2010

As Profªs Márcia Spinelli e Marluce Lamperts participaram da Mostra Cultural que aconteceu na 6ª feira (08.10.2010) realizada com a Reunião de Pais e Mestres e entrega dos boletins do 3º bimestre. Na ocasião, as salas foram compartilhadas com os professores das disciplinas de Português, Matemática e Artes e cada um utilizou seu espaço para expor as atividades realizadas durante os bimestres. Infelizmente, não foi possível a apresentação de slides, imagens e videos e nosso BLOG por meio de telão, mas foi um sucesso de público, participação, coletividade e muita animação!



O O Banner apresentou o resumo das atividades realizadas durante os três bimestres como: Birthday Invitation - Folder - Movie: Slumdog millionaire - Clipes Musicais - Jingles - Memory Game - Bingo Verbs - School objects - Spelling - Quizz - E-Mail - Pesquisas: World Cup South Africa (Apartheid, Xenofobia, Rugby, Soccer, American Football, Ludopédio e personalidades do Futebol) - Projeto Convivência Democrática e os Temas Transversais.
  


Como brinde, os visitantes recebiam um botton de nosso stand com as palavras chave da Convivência Democrática com as bandeirinhas da Inglaterra e Brasil e  uma bala fixada.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

EVALUATIONS - Suggestions - Por: Profª Márcia Spinelli - EM VANDERLEI ROSA DE OLIVEIRA

PROFº VANDERLEI ROSA DE OLIVEIRA         Pontos: _____________

Disciplina: Língua Inglesa Teacher: Márcia Spinelli      Date:_____/_______/2010
Student: ________________________________________________ Nr.________ Grade: 7th(     )

WRITING TEST (Avaliação 2º Bimestre c/ Consulta)   

                 BIRDS

         Birds are animals that can fly.
There are about nine thousand species of birds all over the world, on the high mountains, in the valleys, in the woods, near the lakes, rivers and our houses.
Many birds migrate during the winter season and after the cold season they return to the same region.
We must protect and love Nature and these Creatures Beauties! Don’t you agree?

01 – (1,0) Comprehension Text: Aprendemos em sala de aula as técnicas de compreender e interpretar um texto estrangeiro a partir da ilustração, título e palavras chave, como forma de entender o que se lê e não uma simples tradução fragmentada e muitas vezes, sem sentido. Portanto, escreva o que você entendeu da mensagem do texto acima. (coloque o maior número de informações que você encontrar!).
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
02 – (0,5) Grammar 1 – There be: A língua inglesa tem um recurso verbal que substitui o verbo haver (que é impessoal, não tem sujeito), mas apenas no sentido de existir. Trata-se da combinação da palavra there (que normalmente significa lá, ali) com o verbo to be: There be (que faz concordância com o substantivo (singular ou plural). Vamos aplicar as regras estudadas na questão abaixo, preenchendo corretamente as frases com There is ou There are:


a)  ____________ girls and boys in the class?   b) Next month ____________a big show in the city.

03 – (1,0) Vocabulary: Nationalities: Quando nascemos, uma das primeiras coisas que adquirimos (além do próprio nome!) é uma nacionalidade. Com ela aprendemos seu idioma e sua cultura. E você! Aprendeu sobre as nacionalidades durante as aulas? Agora é a hora de saber, completando as perguntas abaixo:

a) She’s from China. She’s ________________ b) He’s from United States. He’s______________

c) They are from Spain. They’re ________________ d) I am from Brazil. I’m_________________

04 – (0,5) Grammar 2: Prepositions (in-on): Para aprendermos bem o uso das preposições em inglês seria preciso conviver com os nativos da língua ou através de muita leitura de livros ou revistas estrangeiras, pelo fato de serem muitas e de diferentes usos. No caso de dias do mês ou meses, o uso de in e on (que equivalem ao nosso em, no, nos, na, nas) estudamos seu uso e agora iremos testá-lo, também preenchendo corretamente as frases abaixo:


a) Weslley was born _______ September, 15th   b) The World Cup South Africa is _______ June.

05 – (1,0) Grammar 3 – Birthday Invitation (months/ordinal numbers/time): Complete o Convite com o dia, mês e hora do seu aniversário (escrevendo por extenso e abreviado).
                                                        
                                                      Name (__________) invite:

 Come in my birthday party!

Date: ___________________
________________________

Time: ___________________

Will be very cool! I wait for you (with a gift!)



Good test and remember...to study is good! Teacher Márcia








 

O JINGLE COMO FERRAMENTA NO ENSINO E APRENDIZADO DE LE - Por: Profª Márcia Spinelli - EM Vanderlei Rosa de Oliveira.



Tendo a Música como linguagem universal usada para a comunicação, foi destacado no estudo do encontro de Formação Reflexiva de Língua Estrangeira o uso do JINGLE como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de LE. Pensando no poder que a música exerce sobre nossa mente e do fato de que aprender com música é muito efetivo, pois estimula a função cognitiva, o corpo, a emoção e a audição, foi-nos sugerido essa atividade, acompanhada de material elucidativo e de apoio, inclusive um CD com seleção de tipos de jingles.
A atividade foi inserida como WORK IN GROUP  nas turmas do 9ºs anos B e C do período vespertino, iniciando com uma aula introdutória, registrando o conhecimento prévio dos alunos, demonstração dos tipos de Jingles e as instruções sobre a atividade, baseada no material fornecido pela equipe técnica da SEMED. Na ocasião,  nossas técnicas Nelagley e Maria das Dores estiveram no local para a entrega do questionário de pesquisa pedagógica e participaram da aula, que foi realizada na Sala de Informática, colaborando também com o registro das imagens:





UM JINGLE FEITO PELA PROFESSORA , DEMONSTRANDO QUE O PROFESSOR TAMBÉM DEVE PARTICIPAR DAS ATIVIDADES QUE SÃO EXIGIDAS NA DISCIPLINA, FOI APRESENTADO AOS ALUNOS...

MY JINGLE
Vamos conjugar o verbo to be?
(paródia da música: Barbie Girl - Acqua)

Sou a professora e quero ensinar;
São diferentes, regras de inglês;
O verbo to Be (ser, estar, ficar)
É irregular e auxiliar.

Vamos todos juntos, o verbo conjugar
É diferente, mas temos que lembrar!

(refrão)
AM – IS – ARE – ARE
Todos juntos conjugar!
AM – IS – ARE – ARE
Todos juntos conjugar!
Fazendo perguntas, o verbo ou auxiliar,
que começa a frase!
Só não se esqueça do ponto de interrogação
É obrigatório, não pode faltar.

E na negativa,
O “not” que comanda
Mas não se esqueça,
Vem depois do verbo

(refrão)
Todos juntos conjugar!
AM – IS – ARE – ARE
Todos juntos conjugar!
AM - IS - ARE - ARE 
E na apresentação dos grupos, tivemos várias perfomances,  mas os selecionados para demonstração foram os escolhidos pelas turmas: VANDERLATION (Paródia do Rebolation - Parangolé) dos alunos Kaio e Renann do 9º C (e participação hilária e especial de Bryan e Luiz), postado no You Tube.
É só acessar e ver o resultado:
e dos alunos Arielle - Jhonatan - Leonardo - Renata - Sara e Tainara (filmados mas não postado no You Tube):
ESTUDO E APRENDIZADO
(Paródia: Berimbau Metalizado - Grupo Compromisso Certo)

Que estudo é esse mano?
que o povo tá estudando
que vem de lá pra cá.

Um estudo diferente
que alucina a gente a estudar.

É uma mistura de português
matemática e inglês
que não deixa ninguém parar

Lá na escola tá rolando
Estudo vem incentivando
os alunos a estudar

(Refrão)
Tá - tá - tá
O Vanderlei tá arrasando
Tá - tá - tá
Os professores ensinando
Tá - tá - tá
Tá todo mundo aprendendo
Estudo que o Vanderlei tá oferecendo
(repete)

A Avaliação sobre o processo dessa atividade resultou nas seguintes considerações:
- Os alunos tiveram muito interesse tanto no processo quanto na elaboração dos jingles mas tiveram dificuldades com a escrita poética em português e na tradução para o inglês, principalmente nos termos específicos de nossa língua ou de algumas gírias e com a barreira da timidez nas apresentações mas, no geral, houve relevância do tema e os próprios alunos constataram e afirmaram que desconheciam vários tópicos abordados. O fato de estarmos na época de eleições, com as propagandas eleitorais, também fizeram sentido para os alunos, que puderam fazer comentários críticos sobre o assunto.
- Os resultados comprovaram o que estudamos nas teorias abordadas e na experiência de nós, professores... O ensino e aprendizagem é efetivo quando é motivador, cria desafios e faz sentido para quem está envolvido.