domingo, 29 de maio de 2011

RESULTADOS: MAPA CONCEITUAL DE APRENDIZAGEM NO VANDERLEI ROSA

O conceito e técnicas sobre MAPA CONCEITUAL DE APRENDIZAGEM foi introduzido para as turmas dos 8º e 9ºs anos, como WORK IN GROUP neste 2º Bimestre, para desenvolverem os seguintes temas, por grupos: BULLYING - CASAMENTO REAL - LIXO E RECICLAGEM - OSAMA VS OBAMA - FESTIVAIS DE MÚSICA NA ESCOLA e SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA.
Inicialmente foram apresentados slides de apresentação sobre esses conceitos com o apoio/tema da Unidades do  Livro Didático, já divulgado em nosso BLOG.
No 2º momento, os grupos pesquisaram os temas na Internet / Sala de Informática; montaram o Mapa Conceitual e um texto contendo no mínimo 30 linhas, para apresentação na sala de aula.
Na finalização do trabalho, todos os alunos terão os 6 Mapas registrados em seus cadernos, como conteúdo de estudo para a Avaliação Bimestral.

Observem alguns resultados de sucesso!!!













9º B - Students: Ródi - Viviane - Mayara - Fernanda - Kathiane - e Ana Flávia




9º B - Students: Amanda - Evilin - Priscila - Thuany

Esperamos que, com essas técnicas, nossos alunos possam desenvolver de forma mais coerente seu conhecimento, em seus textos ou apresentações orais.

CONGRATULATIONS!!!!
TEACHER MÁRCIA SPINELLI - LE INGLÊS

I FESREME NO VANDERLEI ROSA - TEACHERS MÁRCIA E LUCIANA

Olá Colegas Professores de Língua Estrangeira da REME!
Nosso Festival está caminhando de vento em popa na organização da 1ª Fase...e este é o material de divulgação postado no BLOG de nossos alunos e nos cartazes!

É TAMBÉM UMA PROVOCAÇÃO DO BEM!!!
POIS A FINAL É NOSSA E NÃO TEM PRA NINGUÉM!!
SORRY! PERDÓNAME! (RSRSRSRSRS) UHU!



NOSSO FESTIVAL JÁ TEM DATA PARA ACONTECER:
DIA 29 DE JULHO (6ª FEIRA)
LOGO APÓS O RECESSO ESCOLAR!
E ATENÇÃO PARA A LISTA DOS ALUNOS INTÉRPRETES PARTICIPANTES DESSA 1ª FASE:

                            NOME                                                   TURMA


1. Bruna G R Freitas/ Karolayne Lopes              7º A

2. Renata de Oliveira Baís/Catiana                     7º A

3. Mayara Mello e Karolayne Souza                    7º A

4. Beatriz S. D. de Oliveira / Priscila Vilhagra     7º C

5. Jennifer F. S.Moraes/Luana M.Centurion        8º A

6. Amanda Caroline                                                8º A

7. Thainá A de A. Maia/Íris Ingrid R.Silva            8º A

8. Thaise Silva Assis / Isabelle G.S. Pereira          8º A

9. Pamela Caroline Martins da Silva                      6º B

10. Laura Lourenço Ferreira                                   7º A

11. Jéssica Regina Silva Gomes                               9º A

12. Kevelyn da Silva / Diohenny /Carolayne        8º/7º A

13. Priscila Novaes de Oliveira                                 9º A

14. Vinício Eller                                                         8º B

15. Lucas Matheus R. Cardoso                                 7º E

16. Epaminondas / Marcos Vinícios                          7º D

17. Beatriz e Fernanda                                              7º D

18. Renan Mateus da Silva Rodrigues                      8º E

19. Francielle C. da Silva/Íris Ingrid R. Silva           9º A

20. Vitor Higor G Tabosa /Pamela R. da Silva        9º C/D

21. Wellington Barros/ José Leandro/ Viviane       9º D/7º E

NOSSA ESCOLA CONCORRERÁ PELA CHAVE DA REGIÃO PROSA COM AS SEGUINTES ESCOLAS: CONSULESA MARGARIDA MAKSOUD TRAD - ELPÍDIO REIS - DANDA NUNES - ARASSUAY GOMES DE CASTRO - IONE CATARINA - VIRGÍLIO ALVES DE CAMPOS - SEN. RACHID SALDANHA DERZI NA SEGUNDA FASE DE SETEMBRO A OUTUBRO/2011.

E ENTÃO???!!! VAMOS PARA A FINAL, NA TERCEIRA E ÚLTIMA FASE ELIMINATÓRIA, EM DEZEMBRO?!  NÃO IMPORTA QUAL DE NOSSOS ALUNOS GANHARÁ O QUE REALMENTE IMPORTA É PARTICIPAR, NOS DIVERTIR E TORCER PARA QUE NOSSO REPRESENTANTE GANHE ESSE FESTIVAL!
É SÓ NOS ORGANIZARMOS, ENSAIAR BASTANTE E, COMO SE DIZ NA LINGUAGEM DO FUTEBOL, 'IR PRAS CABEÇAS'!!!
CONTAMOS COM TODOS DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA QUE ISSO ACONTEÇA!!!

IMAGENS DA PRIMEIRA REUNIÃO GERAL
COM TODOS ENVOLVIDOS!





ABRAÇOS GALERA DO MATUTINO E VESPERTINO
DAS "TEACHERS" MÁRCIA E LUCIANA

quinta-feira, 26 de maio de 2011

FORMAÇÃO REFLEXIVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

O professor e as situações de conflito 

Apesar dos esforços e dos cuidados tomados, muitas vezes emergem os conflitos em sala de aula. Todavia, tais conflitos fazem parte das relações humanas em geral e, naturalmente, das relações no interior da escola. Muito pior do que o conflito é a indiferença. Os conflitos podem dar origem a novas formas de relacionamento e de organização do trabalho pedagógico. A tarefa, portanto, não é negá-los ou camuflá-los, mas buscar a sua adequada mediação. Para tanto, a proposta desse encontro de formação é refletirmos juntos sobre a forma de compreender e enfrentar esses conflitos.
 

 
Data: 8 ou 10 de junho de 2011.
Períodos: matutino e vespertino.
Local: Instituto Missionário São José. Rua: Dr. Arthur Jorge, 1762. Bairro: São Francisco. (ATENÇÃO COLEGAS PARA A MUDANÇA DE ENDEREÇO DO LOCAL DO NOSSO ENCONTRO)
Um forte abraço,
Maria e Nela.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Mapa Conceitual sobre a Cultura Flamenca




Olá, queridos (as), segue em anexo atividade proposta sobre o mapa conceitual, que  desenvolvi com alunos do 6º ao 9º. ano na Escola Municipal José do Patrocínio, referente à Dança Flamenca. 




Procedimentos
  • Conhecer e identificar um mapa conceitual;
  • Estudo sobre a dança flamenca.
Recursos
  • Sala de informática;
  • Pesquisa na Internet sobre a Dança Flamenca.

Tempo Estimado

  • 4 aulas
O que é Mapa conceitual?



A técnica de construção e a teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento.


O mapa conceitual, baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas nos nós do grafo enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos.




A dois ou mais conceitos, conectados por frases de ligação criando uma unidade semântica, chamamos de proposição. As proposições são uma característica particular dos mapas conceituais se comparados a outros grafos similares como os mapas mentais.


Exemplos de Mapas Conceituais





Breve estudo sobre o Flamenco para abordagem conceitual

O que é Flamenco?




O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus.






A cultura do flamenco é associada principalmente à Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral. Originalmente o flamenco surgiu somente em forma de canto, sem nenhum tipo de acompanhamento. Seus intérpretes colocavam a alma em cena. Logo, surgiram as guitarras, o “cajón”, as castanholas, as palmas e também o sapateado que complementaram o cenário  dessa bonita tradição. A guitarra flamenca tradicional é feita de uma madeira especial que a converte em mais leve e produz um som mais agudo. 


Atividade Prosposta para fixação 

Confeccionar  um mapa conceitual sobre a Cultura Flamenca


    Exemplos de Mapas Conceituais
    Elaborados pelos Educandos:






    6º Ano


























    8º Ano


















    9º Ano


















    Aos meus queridos alunos, parabéns por estas belíssimas atividades.






    Assim, por meio destas atividades, pode-se verificar, que o mapa conceitual nada mais é que um retrato, uma representação específica do conhecimento que fazemos através de ligações conceitos e ideias. É por isso, cada um faz de sua maneira, ou seja, a maneira mais fácil para compreensão dos conceitos estudados.