segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EVENTO DA APLIEMS - 5 ANOS


PREZADOS COLEGAS PROFESSORES DE LE - CONFORME O COMBINADO, ESTAMOS ENVIANDO A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO DE COMEMORAÇÃO DOS 5 ANOS DA APLIEMS. CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS VOCÊS

VI ENCONTRO DE PROFESSORES DE LINGUA INGLESA DO MATO GROSSO DO SUl
“5 Anos de APLIEMS”
                   
 PROGRAMAÇÃO
04/11
19:00 Abertura do Evento: 5 Anos de APLIEMS

19:30 Apresentação Cultural

20:00 Mesa-Redonda: “Novos letramentos e ensino crítico de língua inglesa: da teoria a implementação.”
Profa. Dnda Ana Paula Duboc
Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo, na área "Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês". Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo, com período sanduíche na University of Manitoba, Canada. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado em instituições de educação básica e ensino superior. Sua linha de pesquisa abrange os seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua inglesa, avaliação da aprendizagem de línguas, novas teorias de letramento ou multiletramentos, letramento crítico.

 Profa. Dra. Nara Takaki (UFMS) Doutora em Letras no Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Pela Universidade de São Paulo, atuando em Letramentos (crítico, digital, visual, midiático, multicultural) no Ensino de Língua Inglesa com ênfase em Língua e Contexto, Linguagem, Interpretação e Sociedade, Formação de Professor pelas Teorias Recentes de Letramentos, Prática de Ensino, Pesquisa de Sala de Aula e de Suporte Digital, Educação Crítica. Possui experiência em elaboração, análise de materiais didáticos para Ensino de Llíngua Inglesa; Inglês instrumental nas Teorias de Letramentos, Tradução Técnica de Língua Inglesa, Ensino por teleaula. Leciona na UFMS.

 21:00 Lançamento do Livro: “Formação de Professores de Línguas: Ampliando Perspectivas”

05/11
08:00 – 11:00 Workshop: “Letramentos Críticos em sala de aula: atividades práticas.”       Profa. Dnda. Ana Paula Duboc

11:00 Encerramento                                                                                         
Local:  ANHAGUERA - UNIDERP (Campo Grande- MS) Auditório 7 ( entrada pela Av. Ceará)
Data: 08 E 09 DE ABRIL DE 2011
Informações: apliems@gmail.com   ou (67) 3382-9009      Valor: R$15,00 / Associado: R$5,00
Apoio:       SEMED E UNIDERP                     

terça-feira, 18 de outubro de 2011

FOTONOVELA


Una fotonovela es una narración en fotografías. Constituye un género editorial bastante conocido en Europa, donde tiene un público principalmente femenino y popular, sobre todo porque trata casi siempre argumentos sentimentales. La fotonovela está relacionada con el cómic y el cine. Con el primero comparte muchas similitudes gráficas y estructurales: la página está dividida en viñetas, los diálogos aparecen en bocadillos, etc.
También es muy importante su parentesco con el cine, especialmente en las publicaciones que reivindican una cierta calidad editorial y recurren a procedimientos pensados para que la historia resulte más dinámica y moderna: juego con diferentes planos, campo/contracampo, noche americana, etc.
Al igual que el cine y el cómic, la fotonovela parte de un guion que constituye la trama narrativa y se apoya simultáneamente en imágenes, diálogos y comentarios de una voz en off. Crear una fotonovela va a requerir pues conocimientos tanto de escritura de guiones y diálogos como de fotografía, además de las competencias propias del mundo editorial: organización de un proyecto, trabajo con todos los profesionales que intervienen, composición y tratamiento digital de las imágenes, imprenta, etc. Como se utilizan fotos en lugar de dibujos, el proceso va a exigir también la intervención de actores. Da a conocer la novela de una forma mas divertida y facil de interpretar por su parecido a los comics.

Ejemplo:
PROCEDIMENTOS:


Espanhol: Fotonovela

Objetivos: 

Identificar, conhecer e elaborar uma fotonovela Língua Espanhola.

Conteúdos:
O que é uma fotonovela?

Anos:
6º ao 9º

Tempo estimado:

2 aulas

Material necessário
slides de apresentação


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FESREME - Classificados para a fase final

Categoria 2 - Jackeline Baraúna Feliciano de Souza. EM Nazira Anache
Categoria 1 - Alunos do 5º A, 5º B e 5º C. ETI Iracema Maria Vicente
Categoria 1 - Eduardo Martins da Silva. EM Agrícola Gov. Arnaldo Estevão de Figueiredo

Categoria 2 - Marcos Paulo de Rocha Oliveira. EM Senador Rachid Saldanha Derzi

Categoria 2 - Dara Eloise de Souza Ferreira. EM Brígida Ferraz Foss


Cícero Rosa Vilela - Secretário adjunto de Educação
Dupla Thalysson e Tarsila


Categoria 1 - Jeniffer Liandra, Joyce Regina, Thalia Arieli e Bruna Samilly


Juri técnico do FESREME


Categoria 2 - Adriane Ramos de Freitas. EM Nagen Jorge Saad

Categoria 2 - Nataly Moraes da Silva. EM Leovegildo de Melo

Categoria 2 - Lucas Fernandes Tristão. EM Nagib Raslan

Categoria 2 - Joel Marcos dos Santos. EM Osvaldo Cruz

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

FORMAÇÃO REFLEXIVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - OUTUBRO 2011

COLÓQUIO Informamos que a Formação de Língua Estrangeira do mês de outubro será em forma de colóquio. Para tanto, solicitamos aos colegas professores que apresentem suas experiências exitosas realizadas com os alunos durante o ano corrente. Portanto, os trabalhos deverão ser organizados por meio de uma sequência didática na qual apresente todos as etapas de desenvolvimento, englobando conteúdo, objetivos, metodologia e avaliação, bem como a apresentação da própria produção do aluno e os registros feitos pelos professores como fotos ou vídeos. Data: 19 ou 21 de outubro Períodos: matutino ou vespertino Local: SEMED - Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho. Rua: Onocieto Severo Monteiro, 460. Vila Margarida. Contamos com a participação em massa dos colegas professores de LE, pois esse momento de formação é um evento realizado por vocês. Um forte abraço, Maria e Nela.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

WORKS IN GROUP 3º BIM. - 7ºS - 8ºS - 9ºS ANOS - TEACHER MÁRCIA SPINELLI DO VANDERLEI ROSA


ESTAS SÃO ALGUMAS AMOSTRAS DOS "WORK IN GROUPS" DO 3º BIMESTRE TENDO COMO APOIO SUGESTÕES DO LIVRO DIDÁTICO - KEEP IN MIND E RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DAS APRESENTAÇÕES. QUER SABER MAIS? ACESSE NOSSO BLOG: alunosdovanderlei.blogspot.com ou pelo site de busca GOOGLE: BIG BLOG ESTUDANTIL.
BY TEACHER MÁRCIA SPINELLI