segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FESREME – I FESTIVAL DE MÚSICA INTERNACIONAL DA REME



                              Convidamos todos os colegas professores de Língua Estrangeira para participarem da Fase Final do FESREME, que acontecerá no dia 8 de dezembro do corrente ano, no Teatro de Arena do Horto Florestal. Rua: Anhanduí, s/nº. Vila Carvalho. Região urbana: Centro, ao lado do Instituto Mirin, às 13h. Contamos com a presença em massa do grupo, pois este é um evento da nossa área do conhecimento e para que ele continue nos próximos anos, precisamos do apoio de vocês professores. Para tanto, foi enviado para todas as unidades escolares, uma CI convite do FESREME. Um forte abraço, Maria e Nela.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

FÁBULAS



Mais um ano se finaliza e com ele muitas lembranças, muitas histórias para contar, muitos sonhos realizados, outros que ficaram por realizar. Esta é a dinâmica da vida, e nesta imensa luz vamos vivendo e aprendendo a cada dia uns com os outros, nos engrandecendo como ser humano. E é por este aprender diário que venho por meio desta mensagem agradecer a toda Equipe da Escola Municipal José do Patrocínio pela contribuição e importância de cada um em sua função durante todo esse ano letivo. Durante esse tempo, fomos parceiros no processo de formação plena de nossos (as) alunos na construção de uma educação de qualidade alicerçada nos novos paradigmas da Educação. Muitas atividades foram realizadas, tivemos um ano repleto de vitórias. Fechamos nossas atividades com um estudo sobre as Fábulas de Escopo, como sugere o roteiro a seguir:  





A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano. Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc.

O francês
Jean de La Fontaine
(1621-1695) foi um dos maiores divulgadores dos textos de Esopo. Ele recriava essas fábulas com o objetivo de "educar" o homem de sua época. Conforme suas próprias palavras: "Acho que deveríamos colocar Esopo entre os grandes sábios de que a Grécia se orgulha, ele que ensinava a verdadeira sabedoria, e que a ensinava com muito mais arte do que os que usam regras e definições".

A fábula faz parte da tradição de
literatura oral
e, apesar de ter surgido há quase 2 mil anos, continua um gênero desenvolvido atualmente, na literatura escrita. Muitos escritores recriaram velhas fábulas dando-lhes novos finais ou novos significados.

No Brasil, o humorista Millôr Fernandes é um grande cultor do gênero e autor de um livro chamado "Fábulas Fabulosas".

Além da fábula, existem outros gêneros que também pretendem transmitir ensinamentos morais ou filosóficos através de narrativas, como o apólogo e a parábola




FÁBULAS PARA LEITURA:


6º. Ano:






El león y Jabalí

Durante el verano, cuando con el calor aumenta la sed, acudieron a beber a una misma fuente un león y un jabalí.

Discutieron sobre quien debería sería el primero en beber, y de la discusión pasaron a una feroz lucha a muerte.

Pero, en un momento de descanso, vieron una nube de aves rapaces en espera de algún vencido para devorarlo.

Entonces, recapacitando, se dijeron:

-- ¡ Más vale que seamos amigos y no pasto de los buitres y cuervos !

Las luchas inútiles sólo sirven para enriquecer y alimentar a sus espectadores.
 
 
 
7º. Ano:

 
 
 
 


El hombre las hormigas
Se fue a pique un día un navío con todo y sus pasajeros, y un hombre, testigo del naufragio, decía que no eran correctas las decisiones de los dioses, puesto que, por castigar a un solo impío, habían condenado también a muchos otros inocentes.
Mientras seguía su discurso, sentado en un sitio plagado de hormigas, una de ellas lo mordió, y entonces, para vengarse, las aplastó a todas.
Se le apareció al momento Hermes, y golpeándole con su caduceo, le dijo:
-Aceptarás ahora que nosotros juzgamos a los hombres del mismo modo que tú juzgas a las hormigas.
Antes de juzgar el actuar ajeno, juzga primero el tuyo.
 
 
8º Ano:
 
 



 
 

 
La águila y el cuervo

 
Lanzándose desde una cima, un águila arrebató a un corderito.

La vio un cuervo y tratando de imitar al águila, se lanzó sobre un carnero, pero con tan mal conocimiento en el arte que sus garras se enredaron en la lana, y batiendo al máximo sus alas no logró soltarse.

Viendo el pastor lo que sucedía, cogió al cuervo, y cortando las puntas de sus alas, se lo llevó a sus niños.

Le preguntaron sus hijos acerca de que clase de ave era aquella, y les dijo:

- Para mí, sólo es un cuervo; pero él, se cree águila.

Pon tu esfuerzo y dedicación en lo que realmente estás preparado, no en lo que no te corresponde.
 
 
9º. ano:
 

 
 
 
 
 
Los tres protectores
Una gran ciudad estaba siendo sitiada, y sus habitantes se reunieron para considerar el mejor medio de protegerse.
Un ladrillero acaloradamente recomendaba a los ladrillos como la mejor adquisición para la más efectiva resistencia.
Un carpintero, con igual entusiasmo, proponía la madera como un método preferible para la defensa.
En eso un curtidor de cueros se levantó y dijo:
-Compañeros, yo difiero de todos ustedes, y advierto que por nada cambiaré de opinión. Les afirmo que están muy equivocados: para resistir, no existe nada mejor que el cubrirse con pieles, y para eso nada tan bueno como los cueros.
Los irresponsables, los ignorantes, y los agitadores, nunca aceptan que otros puedan tener la razón, y defienden siempre intransigentemente sólo su punto de vista, aunque no tengan el menor conocimiento del tema, sin importarles las consecuencias del momento o del futuro.
 
 



METODOLOGIA

Língua Espanhola.
TEMA:
Fábulas: caminho para a compreensão da ética e da cidadania.

CONTEÚDO:
Leitura e escrita de fábulas,
Comportamentos escritores: planejar, textualizar, revisar.
RECURSO:
Leituras de Fábulas.
 
ABRANGÊNCIAS:
6º ao 9º ano.
 
PROCEDIMENTOS
 
 
 
 
OBJETIVOS:
· compreender, através do estudo de uma fábula, que é preciso respeitar as diferenças e valorizar sua própria origem;
· identificar o que é uma fábula;
· reconhecer e identificar a sanção de cada história.
DESENVOLVIMENTO:
Proponha leituras coletivas e individuais e discussões que envolvam toda a turma. Chame a atenção para algumas características específicas deste gênero textual: presença de animais com características humanas, narração curta, mas com início, meio e fim –, uma mensagem ou ensinamento moral como desfecho da história.

Questione sobre as fábulas que os alunos já conhecem e sugira que pesquisem e tragam para a sala de aula textos desse gênero. Nessa etapa, explore também o sentido da moral da história nas fábulas e o uso dos ditados populares – base das morais nas fábulas – no cotidiano. Escreva os provérbios em fichas móveis ou em um cartaz e questione em que momento e em que situação eles são usadas, o que se quer dizer com cada uma deles, etc.

Cruzando essas informações com o uso nas fábulas, os alunos poderão perceber que a mesma moral pode ser usada em mais de uma história e que esta mensagem precisava ser decifrada e compreendida pelo leitor. Deixe o cartaz com os ditados afixado em sala de aula.
 
ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE:

Preste atenção na leitura abaixo, e relembre a história:
 



 
Agora é com você!
Faça uma fábula em espanhol da proposta abaixo:
 
El saltamontes y la hormiga
 
 


PRODUTO FINAL:
O produto final é a criação de da Fábula: A Formiga e a Cigarra em Espanhol.

AVALIAÇÃO:
Análise das produções dos alunos, verificando a aprendizagem das características textuais da fábula e desenvolvimento da revisão sobre aspectos discursivos e textuais que ele realiza.

 


 
 
 
 
 
Maestra:
Hellen Suzanna