domingo, 4 de março de 2012

Projeto Variedades linguísticas em Língua Espanhola - EM Escola Municipal José do Patrocínio

   

   
Estamos começando mais um ano letivo e é muito bom ter você conosco.Desejamos a todos um ano brilhante e cheio de conquistas. Bem, início de ano letivo é muito bom. Começamos sempre com garra e com muitos planos. Entre estes planos está o projeto: Variedades linguísticas como entender e vivenciar este fenômeno? em Língua Espanhola e Língua Portuguesa, na Escola Municipal José do Patrocínio.
 
 
Variedades Linguísticas como entender e vivenciar esse fenômeno?
 
Organizado: Profª. Me. Hellen Suzanna da Cruz Miranda
 
 
Abrangência: Língua Portuguesa e Língua Espanhola

Público Alvo: 6º ao 9º anos

Introdução

Todos nós falamos uma variedade linguística de um idioma. A variedade que falamos tem a ver com escolhas que fazemos e com um estilo que é resultado da região em que vivemos, da profissão que exercemos, da idade que temos, dos diferentes grupos sociais a que pertencemos etc. Essas diferenças aparecem em todas as línguas, inclusive na língua espanhola.

Justificativa

Este projeto justifica-se por capacitar o educando a endentar e identificar o processo de variação lingüística, tanto no âmbito da Língua Portuguesa como Espanhola.

 
Objetivo

Reconhecer e valorizar as diferentes variedades linguísticas, tanto da Língua Portuguesa, como Língua Espanhola. 

 

Dados do Projeto:

O que o aluno poderá aprender com este projeto?

1º. Momento:

♦ Entender o que seja variação linguística;
♦ Identificar e conhecer as variações linguísticas e sua classificação;
♦ Conhecer o fenômeno chamado: “preconceito linguístico”.

2º. Momento:

♦Identificar os países onde se fala o espanhol
 
 
 
 
♦ conhecer algumas variações linguísticas do espanhol. 
 
 
 

Desenvolvimento: Estratégias e recursos

● Apresentação de slides sobre as variedades linguísticas primeiramente em Língua Portuguesa.
● Numa roda de conversa, introduza especificamente o tema levantando questões acerca dos países nos quais se fala espanhol e quais as variações linguísticas existentes neles. Faça perguntas do tipo:

 ■ Em quais países se fala espanhol?
 ■ Existem diferenças de acento/sotaque em algum deles? Quais?
 ■ Existem diferenças de vocabulário? Quais?
Registrar no quadro as informações iniciais dadas pelos alunos, para que sejam retomadas no final da aula, para debate.

Tempo estimado
Dois bimestres

Materiais necessários:

- Slides de apresentação à teoria;
- Videos;
- Mapa Países Hispanohablantes;
- Pesquisa sobre os paises hispanohablantes;
- jogo sobre variedade linguística;
- Textos para atividades e debates.

Este desafio convida os alunos a relacionar os termos em português /espanhol aos lugares onde são usados.

- Debates,
- Confecções de Cartazes e
- Atividades de fixação. 
 
Avaliação:

Realização das atividades propostas, observando se os alunos conseguiram identificar e compreenderam o conceito de variante em língua portuguesa e espanhola. Verifique se os alunos conseguem reconhecer que a diferenciação é um fenômeno comum em todas as línguas e que as variações afetam vários níveis de análise da língua.

Bibliografia:

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é como se faz. São Paulo, Loyola, 1999.


CEREJA, William; Cochar, Tereza. Gramática Reflexiva. Texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 2009.


ROMANOS, Henrique; CARVALHO, Jacira Paes de. Nuevo Expansión. São Paulo: FTD, 2010. 

 

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/variedades-linguisticas-lingua-espanhola-639044.shtml. Acesso 22 de jan 2010.

 
 

Apresentação do Projeto as turmas:


1º -Slides - Países Hispanohablantes:
 











 




Videos:
 
 
 
 
 
 
 


 
Fotos das Apresentações aos estudantes:













Vamos juntos participar deste projeto! 
Desde de já agradeço os esforços de todos os alunos.

Maestra:
Hellen Suzanna

Um comentário:

  1. Professora muito bom o seu projeto, peço licença para trabalhar com os meus alunos também.
    Obrigada
    Beatriz

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