LIVRO DIDÁTICO...UM EXCELENTE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Colegas Professores de Língua Estrangeira!

Estamos chegando ao final de nosso ano letivo e ao término da utilização dos Livros Didáticos das coleções: Get Together: at the New English Point  Español Entérate! Ed. Saraiva. A vitória dos esforços de nossa equipe disciplinar está fazendo 3 anos, pois era a única disciplina que não tinha um livro didático de apoio para suas aulas, o que facilitou e economizou muito em nosso fazer pedagógico diário.
Esse material é de suma importância tanto para o professor, que tem mais uma ferramenta de ensino como para os alunos, que necessitam de material permamente de consulta, visualização e apoio para as atividades desenvolvidas nas quatro habilidades: ler, escrever, ouvir, falar; além de fazer parte do PNLD...Leia o fragmento:

"Sobre o PNLD – Programa Nacional do Livro Didático:

O Programa Nacional do Livro Didático é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira e iniciou-se, com outra denominação, em 1929. Ao longo desses quase 70 anos, o programa foi se aperfeiçoando e teve diferentes nomes e formas de execução (ver Histórico). O PNLD é voltado para o ensino fundamental público, incluindo as classes de alfabetização infantil
A partir de 2001, o PNLD ampliou sua área de atuação e começou a atender, de forma gradativa, os alunos portadores de deficiência visual que estão nas salas de aula do ensino regular das escolas públicas com livros didáticos em braille.
Em 2004, com a Resolução nº 40, de 24/8/2004, ficou instituído o atendimento também aos estudantes portadores de necessidades especiais das escolas de educação especial públicas, comunitárias e filantrópicas, definidas no censo escolar, com livros didáticos de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e dicionários.
(Informações retiradas do site: http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-pnld-e-pnlem , em 05 de Julho de 2010)."

ATENÇÃO!!! O quantitativo de livros à ser recebido pelo ISERJ em 2011 será com base no Censo Escolar de 2009, conforme diretrizes do FNDE.
As escolhas feitas pelos professores no período de análise desses livros estão discriminadas a seguir, agora é aguardar a decisão de qual obra será adotada pela REME:
Inglês:

1) KEEP IN MIND
Elizabeth Young Chin
Maria Lúcia Fernandes Abreu Zaorob
Editora Scipione

2) LINKS – ENGLISH FOR TEENS
Amadeu Onofre da Cunha Coutinho Marques
Denise Machado dos Santos
Editora Ática

Espanhol:
1) Español Entérate !
 Autor: Bruno, Fatima Cabral; Toni, Margareth M. B.; Arruda, Sílvia Apareceida Ferrari.
Editora: Saraiva

2) Saludos - Curso de Lengua Española.
Autor: Ivan Martin
Editora: Ática

A interação pedagógica Professor x Livro x Aluno, não necessariamente nessa ordem, é chamada de APOIO pois necessita da experiência, criatividade e vivência das pessoas envolvidas para determinar os objetivos a serem alcançados, tendo o livro como intermedíário no ensino e aprendizagem. Fica a critério do Professor juntamente com suas turmas a escolha, ordem e relevância dos temas, textos e atividades apresentadas no livro, de acordo com as diretrizes da disciplina.

Como exemplo, um simples jogo de BINGO sugerido e adaptado para o ensino da língua alvo, pode atuar significativamente no aprendizado, interação e motivação dos alunos...e também dos professores! Vejam alguns momentos:








 Com recursos simples, lista de verbos impressas e recortadas para sorteio, a cartela desenhada no caderno, balas e pirulitos como premiação aos vencedores e muita animação, consegue-se registrar excelentes resultados: interação social e pedagógica, aprendizado com significado, comportamento, organização e participação de todos. É só colocar em prática aquilo que está estáticamente sugerido no livro.

ABRAÇOS A TODOS!

TEACHER MÁRCIA SPINELLI - EM VANDERLEI ROSA DE OLIVEIRA



2 comentários:

  1. cade o texto que pedi que porcaria esse brog nao tem nada faltou muito mais fotos e conteudo e o texto cade?e pode pubricar meu comentario viu chatos

    ResponderExcluir
  2. que legal muito interessante

    ResponderExcluir